domingo, 26 de agosto de 2012

CHEGARAM AS ANTI – PROVAS!

Sempre defendemos que quando há algum motivo que nos faz discordar com a organização de uma prova ( o preço da inscrição na mesma: só para dar um exemplo) a solução passa por não alinhar na prova e nunca por participar na mesma sem dorsal.
Podemos argumentar que a ruas são livres, que não usamos os abastecimentos, nem usufruímos dos serviços de cronometrarem, nem recebemos as ofertas inerentes à participação na prova e não somos abrangidos pelo seguro, mas as coisas não são bem assim.

Ao participarmos numa prova sem dorsal estamos a usufruir da marcação do percurso, do policiamento e segurança do mesmo para alem de todo o ambiente que envolve uma prova. Até mesmo dos serviços médicos, pois se nos acontecer algo, certamente, que não será o facto de  não termos dorsal que nos impedirá de sermos socorridos
São tudo serviços que a organização teve de pagar e que nós vamos usufruir gratuitamente.
Ao participarmos numa prova sem dorsal é como se não quiséssemos pagar a entrada em determinado espectáculo mas arranjássemos uma maneira de assistir, mesmo que parcialmente, ao mesmo.
E isto é tão ou mais verdade que o corredores podem perfeitamente correr no percurso da prova noutro dia qualquer, mas escolhem precisamente o dia da mesma, porque sabem que tiram vantagem disso e que tudo é muito diferente de um treino solitário.
Por tudo o que atrás expomos é que não podemos concordar que um determinado grupo de corredores organizados no Facebook pretendam fazer um evento no dia da URBAN NIGHT RACE, em Lisboa, e que é em tudo uma cópia desta mesma prova, muito provavelmente até se misturando com os participantes da mesma.
Não poderemos enquadrar isto numa “prova pirata”, porque isso são treinos organizados que em nada colidam como uma prova oficial.
Estamos em presença de algo novo que poderemos chamar de anti – prova!
Podemos concordar ou não com os organizadores de determinado evento, achar o mesmo caro (e isto do preço de uma corrida era assunto que dava pano para mangas) mas respeitamos quem está a fazer o seu trabalho e não nos tentamos aproveitar dele com argumentos mais ou menos delirantes.
Não concordam com as condições de uma prova? Muito bem. Ninguém os obriga a ir.
Querem fazer um treino no percurso da prova? Certo. Façam isso mas não dia da prova.
Corram por sua conta e risco sem terem uma prova devidamente organizada por perto (e provavelmente correndo dentro dela de graça) e vão ver se é a mesma coisa!

9 comentários:

  1. Apoio a 100% este texto!

    Sempre fui contra a participação numa prova sem dorsal. Nunca nas minhas 231 provas participei sem estar regularmente inscrito e nunca o tenciono fazer pois as corridas são um bem muito valioso para estarmos assim a pôr em causa e é algo que temos que preservar muito bem. O que implica o completo cumprimento do regulamento.

    Nos casos que não concordo seja com o que for, pura e simplesmente não me inscrevo e não vou.

    Habituado a ver os penetras, nunca me passou pela cabeça chegar-se a um ponto em que se vai realizar essa tal anti-prova que referes. De bradar aos céus!!!

    Na minha opinião, quem quer fazer isso não tem o devido espírito de atleta.

    Chamem-me o que quiserem, pois para mim nada como ser fiel à verdade e correcção.

    Um abraço e parabéns pelo magnifico ponto de vista

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo. Escrevi exactamente sobre esse assunto ontem. Um abraço! http://tripasenortadas.blogspot.pt/2012/08/portugal-running-e-o-urban-trail.html

    ResponderEliminar
  3. Exactamente o que penso, Jorge Branco. Sem tirar nem pôr!

    ResponderEliminar
  4. Texto simples e cristalino, sobre o qual já exprimi diversas vezes a minha opinião que coincide exactamente com a do Jorge.

    ResponderEliminar
  5. Como não poderia ser de outra forma, apoio totalmente a sua opinião (também faço parte de uma organização). O que parece é que (talvez fruto da própria política praticada em Portugal), esteja a grassar um certo anarquismo - ou sentimento anárquico - que leva algumas pessoas à "confusão": o famoso "quero, posso e mando".

    ResponderEliminar
  6. De acordo amigo Jorge, será uma triste figura se esses "penetas" tentarem infiltrar-se oportunisticamente numa prova legalmente autorizada. Se não concordam façam como eu , não vou, mas que tenho o dever de respeitar, até pelo respeito que me merece quem por ventura aderir a esse evento. Ainda não me epercebi desse movimento mas vou estar atento. Abraço

    ResponderEliminar
  7. Completamente de acordo.Apesar de ser da opinião que algumas provas são muito caras , só vai quem quer.Eu por exemplo já comecei a fazer a minha selecção , sim porque ainda hoje vi os patrocínios da meia de portugal e no entanto as inscrições são altas.Agora correr como diz o meu amigo Jorge sem dorsal é como querer ver um espectáculo sem pagar bilhete.

    ResponderEliminar
  8. Juntar a 1ª parte do texto , com a qual concordo , com a 2ª parte do texto é uma completa desilusão neste post , sem nexo algum , apenas demonstra que não se pode escrever só por escrever , que é preciso conhecer os factos dando ao leitor uma visão limpa e clara dos acontecimentos.

    ResponderEliminar
  9. A tal visão clara é limpa dada por uma anónimo que não esclarece absolutamente nada!
    Curiosamente este texto está aqui sujeito as criticas desde do dia 26 e apenas aparece alguém (que nem dá a cara) a contestar o mesmo hoje, dia 30, mas os argumentos que apresenta são zero!
    Como o sou o responsável máximo por este blogue e estou no meu direito este assunto vai deixar de admitir comentários porque já estou farto de determinadas atitudes , no mínimo, muito estranhas.

    ResponderEliminar